terça-feira, 5 de novembro de 2013

Provérbios 31

Provérbios 31

João Ferreira de Almeida-Revista e Corrigida  e

Nova Tradução na Linguagem de Hoje (NTLH).



1 - Palavras do rei Lemuel, a profecia que lhe ensinou sua mãe.1 - São estas as palavras solenes que a mãe do rei Lemuel lhe disse:
2 - Como, filho meu? E como, ó filho do meu ventre? E como, ó filho das minhas promessas?2 - Você é o meu filho querido, a resposta das minhas orações. O que lhe direi?
3 - Não dês às mulheres a tua força, nem os teus caminhos, ao que destrói os reis.3 - Não gaste toda a sua energia nem todo o seu dinheiro com mulheres, pois até reis já se destruíram assim.
4 - Não é próprio dos reis, ó Lemuel, não é próprio dos reis beber vinho, nem dos príncipes desejar bebida forte.4 - Escute, Lemuel! Os reis não devem beber vinho nem outras bebidas alcoólicas.
5 - Para que não bebam, e se esqueçam do estatuto, e pervertam o juízo de todos os aflitos.5 - Quando eles bebem, não lembram das leis e esquecem os direitos dos que são explorados.
6 - Dai bebida forte aos que perecem, e o vinho, aos amargosos de espírito;6 - As bebidas alcoólicas são para os que estão morrendo, para os que estão na miséria.
7 - para que bebam, e se esqueçam da sua pobreza, e do seu trabalho não se lembrem mais.7 - Que eles bebam e esqueçam que são pobres e infelizes!
8 - Abre a tua boca a favor do mudo, pelo direito de todos os que se acham em desolação.8 - Fale a favor daqueles que não podem se defender. Proteja os direitos de todos os desamparados.
9 - Abre a tua boca, julga retamente e faze justiça aos pobres e aos necessitados.9 - Fale por eles e seja um juiz justo. Proteja os direitos dos pobres e dos necessitados.
10 - Mulher virtuosa, quem a achará? O seu valor muito excede o de rubins.10 - Como é difícil encontrar uma boa esposa! Ela vale mais do que pedras preciosas!
11 - O coração do seu marido está nela confiado, e a ela nenhuma fazenda faltará.11 - O seu marido confia nela e nunca ficará pobre.
12 - Ela lhe faz bem e não mal, todos os dias da sua vida.12 - Em todos os dias da sua vida, ela só lhe faz o bem e nunca o mal.
13 - Busca lã e linho e trabalha de boa vontade com as suas mãos.13 - Está sempre ocupada, fazendo roupas de lã e de linho.
14 - É como o navio mercante: de longe traz o seu pão.14 - De lugares distantes ela traz comida para casa, como fazem os navios que carregam mercadorias.
15 - Ainda de noite, se levanta e dá mantimento à sua casa e a tarefa às suas servas.15 - Ela se levanta de madrugada para preparar comida para a família e para dar ordens às empregadas.
16 - Examina uma herdade e adquire-a; planta uma vinha com o fruto de suas mãos.16 - Examina e compra uma propriedade com o dinheiro que ganhou e faz nela uma plantação de uvas.
17 - Cinge os lombos de força e fortalece os braços.17 - É esforçada, forte e trabalhadora.
18 - Prova e vê que é boa sua mercadoria; e a sua lâmpada não se apaga de noite.18 - Conhece o valor de tudo o que faz e trabalha até tarde da noite.
19 - Estende as mãos ao fuso, e as palmas das suas mãos pegam na roca.19 - Ela prepara fios de lã e de linho para tecer as suas próprias roupas.
20 - Abre a mão ao aflito; e ao necessitado estende as mãos.20 - Ajuda os pobres e os necessitados.
21 - Não temerá, por causa da neve, porque toda a sua casa anda forrada de roupa dobrada.21 - Quando faz muito frio, ela não se preocupa, porque a sua família tem agasalhos para vestir.
22 - Faz para si tapeçaria; de linho fino e de púrpura é a sua veste.22 - Faz cobertas e usa roupas de linho e de outros tecidos finos.
23 - Conhece-se o seu marido nas portas, quando se assenta com os anciãos da terra.23 - O seu marido é estimado por todos—é um dos principais cidadãos do lugar.
24 - Faz panos de linho fino, e vende-os, e dá cintas aos mercadores.24 - Ela faz roupas e cintos para vender aos comerciantes.
25 - A força e a glória são as suas vestes, e ri-se do dia futuro.25 - É forte, respeitada e não tem medo do futuro.
26 - Abre a boca com sabedoria, e a lei da beneficência está na sua língua.26 - Fala com sabedoria e delicadeza.
27 - Olha pelo governo de sua casa e não come o pão da preguiça.27 - Ela nunca tem preguiça e está sempre cuidando da sua família.
28 - Levantam-se seus filhos, e chamam-na bem-aventurada; como também seu marido, que a louva, dizendo:28 - Os seus filhos a respeitam e falam bem dela, e o seu marido a elogia.
29 - Muitas filhas agiram virtuosamente, mas tu a todas és superior.29 - Ele diz: “Muitas mulheres são boas esposas, mas você é a melhor de todas. ”
30 - Enganosa é a graça, e vaidade, a formosura, mas a mulher que teme ao SENHOR, essa será louvada.30 - A formosura é uma ilusão, e a beleza acaba, mas a mulher que teme o SENHOR Deus será elogiada.
31 - Dai-lhe do fruto das suas mãos, e louvem-na nas portas as suas obras.31 - Dêem a ela o que merece por tudo o que faz, e que seja elogiada por todos.
































Nenhum comentário:

Postar um comentário