terça-feira, 23 de julho de 2013

.


fonte conteúdo: Bíblia Sagrada, na linguagem de hoje ´` edições para jovens/da Sbb.

E se meus pais são muito rigorosos comigo? :Hb 12.11

 Deus deu a cada pai e a cada mãe a difícil tarefa de corrigir e disciplinar os seus filhos (veja Pv 22.6). Por exemplo, pode parecer que os seus pais são muito severos quando o assunto é sair à noite. A verdade é que o mundo simplesmente não é mais tão seguro como era. Os pais têm uma boa razão para estarem preocupados com a sua segurança. Eles não estão sendo pessoas bobas; eles estão cuidando de você. Talvez você ache que os seus pais são bem mais severos com você do que os pais dos seus amigos são com eles. Talvez seja assim porque você vive em uma época em que muitos pais desistiram de criar seus filhos. Em muito lares, as crianças têm de se educar sozinhas e elas não estão se saindo bem nisso nem um pouco. O processo pode ser frustrante e duro às vezes, mas esteja agradecido por ter pais que amam você e que querem fazer o que Deus os chamou para fazer. Acredite ou não, quando você olhar para trás, você vai agradecer aos seus pais o fato de terem tido cuidado com você. Tente aprender com a correção deles. Sempre é dada mais liberdade para aqueles que se tornam responsáveis. Comece a usar essas lições e veja o que acontece!
Olhe e comprove: Pv 3.12; 22.6; 23.13-14; Ef 6.4; Cl 3.21

O que eu faço se eu não gosto da minha aparência? :1Pe 3.3-4
 Pedro diz que beleza tem mais a ver com o seu interior do que com o seu exterior. Deus se preocupa mais com o seu coração e com as suas atitudes do que com o formato do seu rosto ou a cor dos seus olhos. Se você pedir, Deus vai revelar a beleza que ele criou em você. Ele diz que você é bonito(a). Você consegue ver o que ele vê?
   Se você se sente como se Deus tivesse criado você para alguma coisa a mais do que concursos de beleza, então, comece a orar e a procurar qual é o propósito dele. Peça que ele mostre os pontos fortes que você tem e que ajude você a usá-los. As pessoas que estão seguras dos seus propósitos são as pessoas mais atraentes do mundo. Elas sabem como a sua vida deve ser e trabalham duro para cumprir o plano que Deus tem para elas.
   Se você não gosta da sua aparência, peça a Deus que mostre o que ele tem em mente para você. Peça que ele faça de você uma pessoa que olha para o espelho e gosta do que vê. Concentre-se nas coisas sensacionais que ele criou dentro de você. Peça a ele que substitua a insegurança que você tem pelo propósito dele.

Olhe e comprove: Is 43.3-4; Df 3.17; 1Tm 2.8-9

iiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii


IIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIII
POR QUE não fazer fofoca? :Tg 3.2,5-6::
 Na hora, a fofoca pode parecer inofensiva - umas poucas palavras sobre uma amiga, informações que ninguém mais conhecia. Você sentiu-se importante. Todo o mundo prestou atenção em você e todos pareciam impressionados. E, então, passam-se alguns dias. A sua amiga fica sabendo que você espalhou os segredos dela. Você fofocou. Ela está furiosa e muito magoada. Você está envergonhada(o) e, por isso, tenta cobrir as suas pegadas com mentiras. Mas é tarde demais. Ela já sabe. Que confusão!
   Tiago diz que a sua língua fica fora de controle e causa o mal (veja o versículo 8). Em outras palavras, a sua boca pode colocar você em grandes dificuldades. As palavras são poderosas como "veneno mortal". Elas podem arruinar o dia de alguém ou mesmo a vida de alguém. Elas também podem salvar a vida de alguém. Elas podem ferir ou elas podem curar. Leia Tiago 3.11-12. Você verá que o limpo e o sujo (boas palavras e palavras más) não podem sair da mesma pessoa. A língua é um precioso presente de Deus a ser usado para o bem. Além do mais, quem quer ser conhecido como maior fofoqueiro da cidade? Tome cuidado com as suas palavras. Use-as bem. Diga verdade ao invés de mentiras. Diga coisas boas ao invés de coisas ruins.
Olhe e comprove: Pv 11.13; 16.28; 20.19; Ef 5.4

IIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIII
O que eu faço se eu acho que um amigo pode cometer um suicídio? ::At 1.18::
Marcos começou a dizer aos seus amigos que ele não tinha motivos para viver. Nada mais tinha graça para ele. Ele queria ficar na cama o dia inteiro. Ele falava muito sobre uma garota da escola que tinha se matado. O tempo todo ele estava muito sério. Ele começou a dar roupas e coisas dele para outras pessoas. Ele pedia desculpas a todos. Ele não queria sair ou ir a jogos de futebol. Ele parecia deprimido. A família dele achava que era só uma fase e não se preocupou muito com isso. Os amigos acharam que ele precisava de uma folga e o deixaram sozinho. Ele morreu no carro de seus pais, na garagem, numa tarde depois da aula. O bilhete que ele deixou dizia que ele estava simplesmente muito solitário. A vida era muito difícil. Ninguém parecia se importar.
   Se o seu amigo ou amiga mencionou o suicídio; se ele ou ela fala sobre não ter motivos para viver; se ele ou ela se distanciou das outras pessoas; ou se mostra algum comportamento suspeito, leve essa pessoa a sério. Sempre leve a sério ameaças de suicídios. O seu amigo precisa de ajuda - e rápido. Converse com os pais dele, com o seu pastor, com um professor ou conselheiro, até achar alguém que se preocupa com seu amigo e que tem vontade de ajudar. Como um amigo, o seu trabalho é conseguir ajuda qualificada. Não tente lidar com isso sozinho. Seja o que for que você fizer, acredite que o seu amigo está ferido, magoado; ore por ele e por sabedoria e arranje ajuda imediatamente.
Olhe e comprove: Sl 46.1; Pv 19.8; 23.23; 1Ts 5.17; Hb 4.16; Tg 1.5
iiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii

POR QUE a Bíblia me diz para amar os meus inimigos? :Lc 23.33-35
Jesus diz no Sermão do Monte (Mt 5.43-48) que qualquer pessoa consegue amar quem a trata bem. Mas, para sermos como Deus, nós devemos amar os nossos inimigos e orar por eles. Ele diz: "Mas eu lhes digo: amem os seus inimigos e orem pelos que perseguem vocês, para que vocês se tornem filhos do Pai de vocês, que está no céu... Se vocês amam somente aqueles que os amam, por que esperam que Deus lhes dê alguma recompensa? Até os cobradores de impostos amam as pessoas que os amam! Se vocês falam somente com os seus amigos, o que é que estão fazendo de mais? Até os pagãos fazem isso! Portanto, sejam perfeitos em amor, assim como é perfeito o Pai de vocês, que está no céu." (Mt 5.44-48) Gostando ou não, é isso o que nós devemos fazer. Por todo o Novo Testamento, os escritores enfatizam que o objetivo de nossa fé, depois da salvação, é nos tornarmos mais como Cristo - imitar a Deus. Nós somos instruídos a amar os nossos inimigos, porque é isso o que Deus faz. Aqui em Lc 23.33-35, Jesus estabelece para nós o exemplo. ele ora pelas pessoas que o estão matando. E ele pede que Deus as perdoe.
   Amar os seus inimigos não significa que você aprova o que eles fazem. Significa que você os ama apesar do que fazem. Você pode orar por eles e nem por isso tomar parte no que eles fazem. Algumas vezes, você simplesmente tem de ranger os dentes e lutar contra a sua vontade humana. Sentimos dificuldade de amar a quem nos odeia. Mas Deus compreende a nossa dificuldade, nos perdoa e nos ajuda a crescermos no amor. Deus nos amou primeiro. Por isso, podemos amar também e seguir o exemplo dele.
Olhe e comprove: Mt 5.43-48; Mc 11.25-26; Lc 6.27,35

iiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii
O QUE eu posso esperar de um pastor? :Lc 20.45-47
  Acima de tudo, um pastor deveria ser alguém que ama a Deus e que ama o povo de Deus. Um homem pode ser um grande arrecadador de fundos ou orador, mas, se ele não ama o povo de verdade, todo mundo sofre. Ele deveria conhecer a Palavra de Deus e ser capaz de ensinar de uma maneira que seja clara para você. Ele deveria ensinar as verdades bíblicas e não simplesmente a opinião dele. Um bom pastor tem compaixão pelos pecadores e amor pelos perdidos. Ele tem o coração de um servo e a força de um líder. Um homem de Deus ouve a Deus. Ele faz o que Deus lhe diz para fazer e vai para onde Deus o guia. Um bom pastor tem honra, integridade e uma devoção ardente por Jesus.
   O relacionamento entre o pastor e a sua congregação pode ser comparado ao relacionamento entre um pastor de ovelhas e o seu rebanho. Quando você estiver procurando um pastor, imagine-se como uma ovelha e pense nele como um pastor, imagine-se como uma ovelha e pense nele como um pastor de ovelhas. Seja cauteloso com líderes espalhafatosos e arrogantes. Um pastor devoto pode ser uma das pessoas mais importantes em sua vida.
Olhe e comprove: Sl 100.3; Is 40.11; Jr 23.4; Ez 34.11-16; 1Tm 3.1-13; Tt 1.5-9

iiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii

NÃO deixe que a sua boca coloque você em apuros ::Ec 5.6

Quantas vezes você já ouviu isto? "Não deixe que a sua boca o coloque em apuros"? E quantas vezes você deixou isso acontecer? Você foi malcriado com a sua mãe, e ela lavou a sua boca com sabão. Você chamou o seu irmão de um nome feio, e ele deu um soco no seu nariz. Você falou alguma coisa desagradável sobre alguém, e esse alguém ficou sabendo.
   Salomão, o escritor de Eclesiastes, é considerado um dos homens mais sábios de todos os tempos. Você é sábio se escuta os conselhos dele. Salomão sabia que, uma vez que você diz algo para alguém, você nunca mais pode retirar o que disse. Se você fica com raiva e grita alguma coisa que você não quer dizer realmente, ainda assim você pode magoar alguém. Você pode dizer algo inocente que é distorcido e faz você parecer alguém realmente mau. Pv 18.21 diz que "o que você pode salvar ou destruir uma vida". É verdade. As suas palavras são poderosas. Elas podem encorajar, animar, confortar, explicar; ou elas podem ferir, morder, pisar ou devastar. Escolha cuidadosamente as suas palavras antes de falar. Conte até dez antes de despejar um caminhão de insultos dos quais você orá se arrepender mais tarde. As suas palavras podem ser morte ou vida! As palavras de Jesus sempre são vida. Use as palavras dele.
Olhe e comprove: Pv 10.14; 18.6-7,21; Lc 6.45; Ef 4.29

iiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii

ELE promete fazer tudo acontecer na hora certa :Ec 3.11

Você está andando pelo corredor pensando sobre aquelas notas novinhas de dez reais que você tem na sua carteira, e um rapaz para quem você deve três reais, de repente, sai por uma porta e passa por você. Você está realmente tentado a colar numa prova, mas a garota inteligente que senta ao seu lado faltou à aula no dia da prova. Você está pensando em mandar um cartão para uma garota que parece estar precisando ser confortada, e, quando você pega a lista telefônica na estante para saber o endereço, ela está aberta justamente no sobrenome dela.
   Coincidências? Se você conhece a Palavra de Deus e confia nele, você, provavelmente, ache que não. Ele tem maneiras de ajeitar até mesmo essas pequenas coisas na hora certa. Esta é uma das maneiras pelas quais ele nos lembra que tem tudo sob controle. E esta é a maneira de ele lidar também com as coisas importantes da vida. A lista que Salomão coloca em Ec 3.1-8 inclui algumas coisas que não parecem ser muito boas. Mas tudo o que Deus permite acontecer em sua vida - mesmo a tristeza - tem um propósito, e ele faz as coisas acontecerem no momento ideal. Ele pode fazer isso porque conhece você melhor do que você mesmo conhece. E ele também sabe o que está para vir. Se a hora em que as coisas acontecem parece ser a pior, confie no fato de que Deus sabe de alguma coisa que você não sabe.
Olhe e comprove: At 4.28; Rm 8.28; 1Tm 1.9

iiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii

POR QUE a vida parece tão injusta? :1Co 13.12

A vida parece injusta porque nós não vemos o quadro todo. Paulo diz desta passagem que nós apenas podemos ver uma imagem embaçada de Deus. Nós não temos conhecimento de todas as coisas que ele está fazendo. Nós apenas temos olhos deste mundo, que enxergam partes pequenas e mentes deste mundo, que entendem partes minúsculas do enorme plano de Deus. Uma visão limitada requer uma grande fé e confiança. O Deus que criou você sabe exatamente o que ele está fazendo. Às vezes, nós entendemos mas tarde por que as coisas que pareciam tão injustas aconteceram. Mas Paulo diz que nós não vamos entender completamente todas as coisas até que estejamos com Deus no céu.
Olhe e comprove: Sl 119.169; Fp 4.6; Cl 2.2-3

iiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii

POR QUE se fala tanto contra o uso das drogas? ::1Co 6.19::

Um templo é um lugar onde Deus é adorado. Deus diz que o seu corpo é um templo para ele. Pense sobre o que você faz com o seu corpo. Se você pudesse ver Deus habitando dentro de você, você trataria o seu corpo da mesma maneira? Usar drogas transforma o templo em uma casa mal-assombrada. Você não está apenas demolindo o lugar onde Deus vive; você está fazendo também zombaria com a casa e com a criação dele. Você iria a um templo de verdade e bagunçaria tudo por lá? Não! Você também não deveria jogar lixo dentro do seu próprio templo, transformá-lo em uma casa de prostituição ou cobri-lo de pichações.
   O Deus que ama você  merece mais do que uma casa de drogas como templo. Ele quer ser glorificado em você. Usar drogas é estupidez, porque elas matam. Você já sabe disso. Mas você sabia que Satanás usa as drogas para destruir o maior número possível de templos? Deus ama o corpo que ele deu a você. Não use drogas. Exercite o domínio próprio e mantenha o seu templo puro, santo e saudável. Peça a Deus para habitar ricamente em você e, com a ajuda dele, se comprometa a ser um bom templo para ele.
Olhe e comprove: Rm 6.12; 1Co 3.16; 2Co 6.16

iiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii

POR QUE eu deveria ser batizado?   Mt 3.16

Até os nossos dias, as igrejas cristãs praticam a santa ceia e o batismo que Jesus instituiu e ordenou. Por que nós deveríamos ser batizados? O batismo tem alguma importância para as pessoas da época moderna?
   Antes de Jesus, João Batista anunciava arrependimento, e muitas pessoas vinham a ele, confessando os seus pecados e eram batizadas por ele. Nisso, Jesus vem a João e pede batismo. De início, João se negou a batizar Jesus e quis convencê-lo a mudar de ideia. João dizia: "Eu é que preciso ser batizado por você, e você está querendo que eu o batize?" João reconhecia que ele era pecador, mas que Jesus era santo. Por que batizaria Jesus? Finalmente, João fez o que Jesus pediu. Jesus, de fato, não precisava do batismo. Mas, como o Salvador do mundo, Jesus recebeu o batismo por nossa causa. Jesus carregou os nossos pecados e, em nosso lugar, cumpriu todas as exigências da justiça de Deus.
   Nós devemos ser batizados porque somos pecadores. No batismo, Deus nos dá o seu Espírito Santo e dá o perdão dos pecados (veja At 2.38). O perdão e a salvação que Jesus conseguiu para nós com a sua morte na cruz são dados a nós no batismo. O batismo nos une a Cristo porque somos batizados não só na água, mas também em Cristo e somos vestidos com a pessoa do próprio Cristo (veja Gl 3.26-27).
   Você precisa do perdão de Jesus? É importante estar unido a Jesus? Então, o batismo também é para você. Jesus é exemplo para você.
Olhe e comprove: Mt 28.19; At 2.38; 8.12; Rm 6.3-5

iiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii

ELE encoraja você a orar :1Tm 2.8

Sua melhor amiga diz que vai ligar para você hoje à noite, às 20 horas. Você fica esperando em casa durante quase toda a noite, porque você se importa com sua amiga e você iria gostar muito de falar com ela. O tempo passa tão depressa quando vocês estão no telefone! Você espera e espera, porém ela não liga. Na escola, ela novamente promete ligar para você na noite seguinte. E nada. Isso continua por uma semana inteira, e você fica muito desapontado. Você esperava que a sua amiga quisesse passar algum tempo falando com você. Por fim, algumas semanas depois, ela liga pedindo desculpas, pois estava sem tempo, e dizendo que precisa muito da sua ajuda para fazer algo. Você ama a sua amiga, e por isso, a perdoa e a ajuda.
  O Senhor está esperando que aqueles que o ama orem a ele. Às vezes, nós colocamos na frente da oração um monte de outras coisas, e de repente, quando precisamos de Deus, apelamos à oração. Ele anima você a orar sempre e em todos os lugares.
Olhe e comprove: Dl 134; Pv 15.8; Ef 6.18







                                       Blog de rosemeire : rosemeire25256, Jônatas ajuda Davi              

Nenhum comentário:

Postar um comentário