quarta-feira, 15 de maio de 2013

Dicionário Bíblico

idolo
A palavra ídolo vem do grego eidólon, e significa ‘imagem’. É, pois, uma representação da divindade, de que se faz objeto de culto, usurpando essa imagem o lugar de Deus, e recebendo a adoração ou o culto que só a Ele é devido. No A.T. aquelas palavras que mais freqüentemente se empregam para significar um ídolo ou imagem são: (1) Tselem, imagem - cp. Gn 1.26 com Ez 16.17 e Dn 3.1. (2) Pesel, imagem de escultura (Êx 20.4). (3) .Vassekah, uma imagem de fundição (Êx 32.4). (4) .Watstsebah, a pedra sagrada - cp. Êx 23.24 e 2 Rs 3.2 com Gn 28.18. (5) Gillulim, significação incerta, mas provavelmente um termo de desprezo, tão livremente empregado por Ezequiel, tratando-se de ídolos (*veja Ez 6.4, e seguintes). (6) Elil, igualmente termo de desprezo, implicando, provavelmente, falta de poder (como em Sl 96.5). (7) Atsab, significando ou uma figura (*veja Sl 115.4), ou uma causa de dor. (8) Terapkim, deuses domésticos ou pessoais (Gn 31.19 - Jz 17.5). os ídolos eram em alguns casos feitos, inteiramente ou em parte, de prata, ou de ouro (Êx 32.3, 4 - is 2.20). Havia fabricantes regulares de ídolos (Hc 2.18, 19). os ídolos eram postos nos templos, e também em casas (Jz 17.5 - 1 Sm 5.2). Sacrifícios e presentes lhes eram oferecidos (os 2.8 - 4.13). No N.T. são os ídolos uma característica especial da vida religiosa do mundo gentílico. os que se convertiam à fé cristã abandonavam-nos (1 Ts 1.9) - e tinham de observar certos cuidados para que não se manchassem com os costumes idólatras (At 15.29). Alguns doutrinadores da primitiva igreja consideravam a profissão de fazer ídolos coisa igual ao ato de lhes prestar qualquer culto (Tertuliano, De idol. c. 6).(*veja idólatra, idolatria, imagem.)
________________=======================================================

imagem
É uma representação artificial de alguma pessoa ou coisa, a qual se usa como objeto de adoração. E, nesta circunstância, é sinônima de ídolo. Mica, indivíduo da tribo de Efraim, mandou fazer uma imagem de prata (Jz 17.3,4). Além disso, persuadiu um levita a que fosse seu sacerdote. Era esta imagem consultada como oráculo, e publicamente foi instalada junto dos danitas. o neto de Moisés tornou-se seu sacerdote, e o cargo continuou a ser exercido na sua família (Jz 18.4 a 6 e 14 a 31). Gideão também fez uma estola sacerdotal com o ouro tirado ao inimigo, e a colocou em ofra (Jz 8.24 a 27) - essa estola tornou-se um ídolo que trouxe grande mal a israel e a Gideão.









diabo
Por sua etimologia, Demônio; Diabo (de dia-ballo = dividir), o caluniador, e Satã ( do hebraico, adversário), o acusador. É o mesmo sujeito com esses e outros muitos nomes (Dragão, Maligno, Belial=Besta, Inimigo, Tentador etc.). Quer como "deuses inferiores" - daimones -, nas culturas politeístas, quer como espíritos malignos, detrás desses nomes o sujeito ou sujeitos são potências maléficas. NA Bíblia aparecem desde o Gênesis até o Novo Testamento. São clássicas as cenas do Paraíso Terrestre (Gn 3) e do livro de Jó. No Novo Testamento, a esses espíritos são atribuídas toda classe de maldades, tudo o que vai contra Deus e inclusive efeitos como as doenças. O reino de Deus é a vitória sobre o Satanás, e um dos poderes que Jesus dá a seus enviados é o de expulsar demônios. Em alguns casos do AT há o recurso a nomes e imagens de povos pagãos (por ex, em Is 34,14; Tb 3,8). Jesus, por sua parte, fala a linguagem de seus contemporâneos, de modo que não é fácil interpretar os numerosíssimos casos nos quais a Bíblia fala do Demônio. Em todo caso, sempre está nesses espíritos o que se opõe à vontade benéfica de Deus. Cf. Mc 5,1-13; 9,17.25; Mt 9,32; 12,22; Lc 11,15 etc. Outro nome de Satanás = adversário. Ver também Demônios.







dia 

o ‘calor do dia’ (Mt 20.12) significa o tempo das nove horas, quando no oriente o sol resplandece vivamente no Céu. ‘Pela viração do dia’ (Gn 3.8) é justamente antes do sol posto. Antes do cativeiro, os judeus dividiam a noite em três vigílias: a primeira vigília durava até à meia-noite (Lm 2.19), a média ia da meia-noite até ao cantar do galo (Jz 7.19), e a da manhã prolongava-se até ao nascer do sol (Êx 14.24). No N.T., porém, há referências a quatro vigílias, divisão que os judeus receberam dos gregos e romanos: a primeira desde o crepúsculo até às nove horas (Mc 11.11 - Jo 20.19) - a segunda, desde as nove horas até à meia-noite (Mc 13.35) - a terceira, desde a meia-noite até às três da manhã (Mc 13.35) - e a quarta, desde as três horas até ao romper do dia (Jo 18.28). o dia achava-se dividido em doze partes (Jo 11.9). A hora terceira, a sexta, e a nona, eram consagradas à oração (Dn 6.10, At 2.15, e 3.1). Parte de um dia era equivalente nos cálculos ao dia todo (Mt 12.40). os judeus não tinham nomes especiais para os dias da semana, mas contavam-nos desde o sábado. Usa-se, também, a palavra ‘dia’, como significando dia de festa (os 7.5), e dia de ruína (Jó 18.20, e os 1.11). Deve ser notado que no cálculo da duração de um reinado, por exemplo, conta-se uma pequena parte do ano por um ano completo. E assim se um rei subia ao trono no último dia do ano, o dia seguinte era o princípio do segundo ano do seu reinado. (*veja Cronologia, Tempo, Ano.)
=========================================================
deus
i. os nomes de Deus. A palavra portuguesa Deus, que tem a mesma forma na língua latina, representa alguns nomes da Bíblia, referentes ao Criador. (a) o termo de uso mais freqüente é Elohim, que restritamente falando, é uma forma do plural, derivando-se, presumivelmente, da palavra eloah. Mas, embora seja plural, é certo que, quando se refere ao único verdadeiro Deus, o verbo da oração, de que Elohim é o sujeito, e o nome predicativo vão quase invariavelmente para o singular. As principais exceções são quando a pessoa que fala, ou aquela a quem se fala, é um pagão (Gn 20.13 - 1 Sm 4.8). (b) El, provavelmente ‘o único que é forte’, também ocorre freqüentemente. E encontra-se este nome com adições: El-Elyon, ‘o Deus Altíssimo’ (Gn 14.18) - El-Shaddai, ‘o Deus Todo-poderoso’ (Gn 17.1) - e entra na composição de muitos vocábulos hebraicos (por exemplo Eliabe, Micael). (c) Adonai, Senhor, ou Superior. Esta palavra e as duas precedentes eram empregadas quando se queria significar o Deus da Humanidade, sem especial referência ao povo de israel. (d) Todavia, Jeová, ou mais propriamente Jahveh, o Senhor, o Ser que por Si mesmo existe, o Ser absoluto, que é sempre a Providência do Seu povo, designa Aquele que num especial sentido fez o pacto com o povo de israel. (e) outro nome, ou antes, titulo, ‘o Santo de israel’ (is 30.11) merece ser aqui mencionado, porque ele nos manifesta o alto ensino moral dos profetas, fazendo ver aos israelitas que o Senhor, a Quem eles adoravam, estava muito afastado dos ordinários caminhos do homem, e portanto era necessário que o Seu povo fosse como Ele, odiando o pecado. É sob este título que o Senhor é reconhecido como uma pedra de toque não só da pureza cerimonial, mas também da pureza ética. (f) Pai. Nas primitivas religiões semíticas, este termo, enquanto aplicado aos deuses, tinha uma base natural, pois que os povos acreditavam que eram descendentes de seres
==============================================================
graça





  • difamação
  • difamar


  • darcy -

    Nobre de Arcy

    idolo 
                                   

    A palavra ídolo vem do grego eidólon, e significa ‘imagem’. É, pois, uma representação da divindade, de que se faz objeto de culto, usurpando essa imagem o lugar de Deus, e recebendo a adoração ou o culto que só a Ele é devido. No A.T. aquelas palavras que mais freqüentemente se empregam para significar um ídolo ou imagem são: (1) Tselem, imagem - cp. Gn 1.26 com Ez 16.17 e Dn 3.1. (2) Pesel, imagem de escultura (Êx 20.4).(3) .Vassekah, uma imagem de fundição (Êx 32.4)(4) .Watstsebah, a pedra sagrada - cp. Êx 23.24 2 Rs 3.2 com Gn 28.18(5) Gillulim, significação incerta, mas provavelmente um termo de desprezo, tão livremente empregado por Ezequiel, tratando-se de ídolos (*veja Ez 6.4, e seguintes). (6) Elil, igualmente termo de desprezo, implicando, provavelmente, falta de poder (como em Sl 96.5). (7) Atsab, significando ou uma figura (*veja Sl 115.4), ou uma causa de dor. (8) Terapkim, deuses domésticos ou pessoais(Gn 31.19 Jz 17.5). os ídolos eram em alguns casos feitos, inteiramente ou em parte, de prata, ou de ouro (Êx 32.3, 4 - is 2.20). Havia fabricantes regulares de ídolos (Hc 2.18, 19). os ídolos eram postos nos templos, e também em casas (Jz 17.5 - 1 Sm 5.2). Sacrifícios e presentes lhes eram oferecidos (os 2.8 - 4.13). No N.T. são os ídolos uma característica especial da vida religiosa do mundo gentílico. os que se convertiam à fé cristã abandonavam-nos (1 Ts 1.9) - e tinham de observar certos cuidados para que não se manchassem com os costumes idólatras (At 15.29). Alguns doutrinadores da primitiva igreja consideravam a profissão de fazer ídolos coisa igual ao ato de lhes prestar qualquer culto (Tertuliano, De idol. c. 6).(*veja idólatra, idolatria, imagem.)
    Dicionário
    http://www.bibliaonline.net/dicionario/?lang=pt-BR





    idólatra, idolatria

    idólatra é o adorador de ídolos, a idolatria é o culto que lhes é prestado. No A.T. o pecado da idolatria é explicitamente condenado no primeiro e segundo mandamentos (Êx 20.3 a 5) - e o seu castigo, no caso de transgressão nacional, está claramente determinado (Dt 4.15 a 28). Apareceu esse culto na idade patriarcal (Gn 31.19 - 35.2) - influenciava s israelitas no Egito (Êx 12.12 - e *veja Js 24.14) - foi praticado no deserto pelos hebreus (Êx 32.1 a 4) - e o povo teve na sua frente a idolatria ao entrar na Terra da Promissão (Jz 2.3) - tornou-se terrível mal no tempo dos reis, especialmente no reinado de Acabe (1 Rs 16.33) - foi a causa de ser julgado por Deus o povo escolhido (Am 5.26, 27) - e era freqüente objeto das denunciações proféticas. o pecado da idolatria era, sob a Lei, castigado com a morte, quer se tratasse do indivíduo (Êx 22.20), quer de uma comunidade (Dt 13.12 a 16) - e o induzidor da idolatria era tratado com igual severidade (Dt 13.6 a 11). No N.T. fala-se da avareza, como sendo também idolatria (Cl 3.5 - cp. com Mt 6.24) - mas a própria idolatria em si sempre inquietou os convertidos à religião de Jesus (At 15.20 - 17.16). Eles tinham de ser guiados com respeito à convivência com os idólatras (1 Co 5.10), e relativamente à comida de alimentos, expostos para venda, e que tinham sido oferecidos aos ídolos (At 15.29 - 1 Co S. 1). Quando o Cristianismo se tornou dominante na Europa, foi a idolatria proibida por lei, no ano 324 d.C., sendo imperador Constantino Magno, e no ano 392, governando o imperador Teodósio.

    http://www.bibliaonline.net


    A B C D

    http://marimeris.blogspot.com.br/2011/11/salmos-375.html


    gozã
    Território para onde os israelitas foram levados cativos pelos assírios (2 Rs 17.6 - 18.11 - 19.12 - 1 Cr 5.26 - e is 37.12) - trata-se, provavelmente, daquela região notavelmente fértil, banhada pelo Habor, que corre pela Mesopotâmia para o Eufrates.
    gozã





    Nenhum comentário:

    Postar um comentário