terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Provérbios


Provérbios 8

1 - Não clama porventura a sabedoria, e não faz o entendimento soar a sua voz? 1 - Escutem! A Sabedoria está gritando: a Compreensão está chamando em voz alta.
2 - No cume das alturas, junto ao caminho, nas encruzilhadas das veredas ela se coloca. 2 - A Sabedoria está no alto dos morros, na beira da estrada e nas encruzilhadas dos caminhos.
3 - Junto às portas, à entrada da cidade, e à entrada das portas está clamando: 3 - Está na entrada da cidade, perto dos portões, gritando:
4 - A vós, ó homens, clamo; e a minha voz se dirige aos filhos dos homens. 4 - “Eu estou falando com todos vocês e faço um pedido a todos os moradores da terra.
5 - Aprendei, ó simples, a prudência; entendei, ó loucos, a sabedoria. 5 - Você é jovem e sem experiência? Aprenda a ser prudente. Você é tolo? Aprenda a ter juízo.
6 - Ouvi vós, porque profiro coisas excelentes; os meus lábios se abrem para a eqüidade. 6 - Escutem, pois digo coisas importantes; tudo o que eu digo é certo.
7 - Porque a minha boca profere a verdade, os meus lábios abominam a impiedade. 7 - O que eu digo é verdade, pois odeio a mentira.
8 - Justas são todas as palavras da minha boca; não há nelas nenhuma coisa tortuosa nem perversa. 8 - Tudo o que afirmo é verdadeiro; nada do que falo é enganoso ou falso.
9 - Todas elas são retas para o que bem as entende, e justas para os que acham o conhecimento. 9 - Para a pessoa que tem compreensão, tudo é claro; tudo é fácil de entender para quem é bem informado.
10 - Aceitai antes a minha correção, e não a prata; e o conhecimento, antes do que o ouro escolhido. 10 - Aceite os meus ensinamentos em vez de prata e o meu conhecimento, em lugar de ouro puro.
11 - Porque melhor é a sabedoria do que as jóias; e de tudo o que se deseja nada se pode comparar com ela. 11 - “Eu sou a Sabedoria; sou mais preciosa do que as jóias. Tudo o que você deseja não pode se comparar comigo.
12 - Eu, a sabedoria, habito com a prudência, e possuo o conhecimento e a discrição. 12 - Eu sou a Sabedoria; tenho compreensão, conhecimento e juízo.
13 - O temor do Senhor é odiar o mal; a soberba, e a arrogância, e o mau caminho, e a boca perversa, eu os odeio. 13 - Temer o SENHOR Deus é odiar o mal. Eu odeio o orgulho e a falta de modéstia, os maus caminhos e as palavras falsas.
14 - Meu é o conselho, e a verdadeira sabedoria; eu sou o entendimento; minha é a fortaleza. 14 - Faço planos e os ponho em prática; tenho inteligência e sou forte.
15 - Por mim reinam os reis, e os príncipes decretam o que justo. 15 - Eu ajudo os reis a governarem e os governantes a fazerem boas leis.
16 - Por mim governam os príncipes e os nobres, sim, todos os juízes da terra. 16 - Os governadores governam com a minha ajuda, e também todas as autoridades e pessoas importantes da terra.
17 - Eu amo aos que me amam, e os que diligentemente me buscam me acharão. 17 - “Eu amo aquele que me ama; e quem me procura acha.
18 - Riquezas e honra estão comigo; sim, riquezas duráveis e justiça. 18 - Tenho riquezas e honras, prosperidade e justiça.
19 - Melhor é o meu fruto do que o ouro, sim, do que o ouro refinado; e a minha renda melhor do que a prata escolhida. 19 - O que eu ofereço vale mais do que o ouro fino e é melhor do que a prata mais pura.
20 - Ando pelo caminho da retidão, no meio das veredas da justiça, 20 - Eu ando no caminho da honestidade e sigo os passos da justiça,
21 - dotando de bens permanentes os que me amam, e enchendo os seus tesouros. 21 - dando riqueza aos que me amam e enchendo as suas casas de tesouros.
22 - O Senhor me criou como a primeira das suas obras, o princípio dos seus feitos mais antigos. 22 - “O SENHOR Deus me criou antes de tudo, antes das suas obras mais antigas.
23 - Desde a eternidade fui constituída, desde o princípio, antes de existir a terra. 23 - Eu fui formada há muito tempo, no começo, antes do princípio do mundo.
24 - Antes de haver abismos, fui gerada, e antes ainda de haver fontes cheias d´água. 24 - Nasci antes dos oceanos quando ainda não havia fontes de água.
25 - Antes que os montes fossem firmados, antes dos outeiros eu nasci, 25 - Nasci antes das montanhas, antes de os morros serem colocados nos seus lugares,
26 - quando ele ainda não tinha feito a terra com seus campos, nem sequer o princípio do pó do mundo. 26 - antes de Deus ter feito a terra e os seus campos ou mesmo o primeiro punhado de terra.
27 - Quando ele preparava os céus, aí estava eu; quando traçava um círculo sobre a face do abismo, 27 - Eu estava lá quando ele colocou o céu no seu lugar e estendeu o horizonte sobre o oceano.
28 - quando estabelecia o firmamento em cima, quando se firmavam as fontes do abismo, 28 - Estava lá quando ele pôs as nuvens no céu e abriu as fontes do mar,
29 - quando ele fixava ao mar o seu termo, para que as águas não traspassassem o seu mando, quando traçava os fundamentos da terra, 29 - e quando ordenou às águas que não subissem além do que ele havia permitido. Eu estava lá quando ele colocou os alicerces da Terra.
30 - então eu estava ao seu lado como arquiteto; e era cada dia as suas delícias, alegrando-me perante ele em todo o tempo; 30 - Estava ao seu lado como arquiteto e era a sua fonte diária de alegria, sempre feliz na sua presença—
31 - folgando no seu mundo habitável, e achando as minhas delícias com os filhos dos homens. 31 - feliz com o mundo e contente com a raça humana.
32 - Agora, pois, filhos, ouvi-me; porque felizes são os que guardam os meus caminhos. 32 - “Agora, moços, escutem! Façam o que eu digo e serão felizes.
33 - Ouvi a correção, e sede sábios; e não a rejeiteis. 33 - Aprendam o que é ensinado a vocês. Sejam sábios; não abandonem esses ensinamentos.
34 - Feliz é o homem que me dá ouvidos, velando cada dia às minhas entradas, esperando junto às ombreiras da minha porta. 34 - Aquele que me ouve será feliz: aquele que fica todos os dias na minha porta, esperando na entrada da minha casa.
35 - Porque o que me achar achará a vida, e alcançará o favor do Senhor. 35 - Pois quem me encontra encontra a vida, e o SENHOR Deus ficará contente com ele.
36 - Mas o que pecar contra mim fará mal à sua própria alma; todos os que me odeiam amam a morte. 36 - Mas quem não me encontra prejudica-se a si mesmo; todos os que me odeiam amam a morte. ”
Capítulos
1




















Nenhum comentário:

Postar um comentário