sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Dicionário Bíblico

www.bibliaon.com
Dicionário Bíblico

abraão (abrão)

A provável significação de Abrão é: o pai é engrandecido. A forma mais extensa não quer dizer coisa alguma, mas por uma semelhança de som sugere a significação hebraica de ‘pai da multidão’ (Gn 17.6). Fundador da nação judaica (como se vê em Js 24.2 – 1 Rs 18.86 – is 29.22 – Ne 9.7 – etc. – Mt 1.1 – 3.9, etc. ). Acha-se descrita a sua vida em Gn 11.26 a 26.10. Terá, descendente de Sem, saiu de ‘Ur da Caldéia’ com seu filho Abrão e sua nora Sarai, e seu sobrinho Ló, para Harã, onde fixou residência, não indo, como tencionava, ‘para ir à terra de Canaã’ (Gn 11.31). Depois da morte de Terá, ouviu Abraão a divina chamada, e procurou nova terra – recebeu, então, de Deus a primeira promessa com bênçãos a respeito da futura grandeza da sua descendência (Gn 12.1). Guiados por Deus, dirigiram-se Abraão, Sarai e Ló com os seus haveres e servos, à terra de Canaã, e vemos depois toda a família na rica planície de Moré, perto de Siquém, nas faldas dos dois famosos montes Ebal e Gerizim. Aí edificou ele um altar ao Senhor, e recebeu a primeira promessa, clara e distinta, de que aquela terra seria dos seus descendentes (Gn 12.7). Depois retirou-se para outro lugar, na região montanhosa entre Betel e Ai, e aí se conservou em segurança até que a fome o levou para o Egito. Neste país, o seu artifício com respeito a Sarai obrigou-o a uma situação humilhante perante Faraó. A sua riqueza e o seu poder já eram consideráveis. Ao voltar do Egito, ele separou-se de seu sobrinho L6 e foi habitar no vale de Manre, perto de Hebrom, a futura capital de Judá, que estava na linha de comunicação com o Egito, e nas proximidades do deserto e das terras de pastagem de Berseba. No ataque a Quedorlaomer (Gn 14), Abrão já é o principal de uma pequena confederação de chefes, e bastante poderoso para perseguir o inimigo até à entrada do vale do Jordão, combatendo com bom êxito uma grande força, e libertando Ló. E com esta vitória pôde deter por algum tempo a corrente das invasões do norte. No cap. 15 confirma-se a promessa de uma inumerável descendência em face da objeção de Abrão de que não tinha filhos – assume, então, a sua fé uma tal proeminência na teologia judaica e cristã que, dizem os autores sagrados, ‘ele creu no Senhor, e isso lhe foi imputado para justiça’ (Gn 16.6 – cp. Rm 4.3 – 9.7 – Gl 3.6 – Tg 2.23). É, ainda, ratificada a promessa por meio de um pacto entre o Senhor e Abrão – mas antes de cumprir-se pelo nascimento de isaque, é a sua fé provada pela demora, e fortalecida com uma disciplina moralizadora. os caps. 16 a 20 contêm narrativas do nascimento de ismael, filho de Abrão e de Hagar, que era serva de Sarai, e também a respeito da circuncisão, instituída como selo do pacto, e da mudança dos nomes de Abrão para Abraão e de Sarai para Sara. Nesses mesmos capítulos se narra a visita dos anjos e a especial promessa de que Abraão e Sara haviam de ter um filho dentro do espaço de um ano – a intervenção de Abraão pela cidade de Sodoma – a destruição das cidades da planície – a salvadora fuga de L6 – e a segunda decepção a respeito de Sara (Cp. com o cap. 12, e vede Abimeleque). Depois do nascimento de isaque, e da expulsão de ismael a favor do ‘filho da promessa’ (cap. 21), a história silencia por alguns anos, até que, na infância de isaque, aparece a dura prova de fé a Abraão na ordem que recebeu para oferecer o seu filho em sacrifício (cap. 22). Em vista do uso de sacrifícios humanos, tão generalizado entre as nações pagãs circunvizinhas, tal ordem podia ser prontamente considerada, sem qualquer repugnância, como vontade de Deus. o seguimento da narrativa nos mostra Abraão e sua fortíssima fé, com a declaração de que para o Senhor Deus de israel era melhor a ‘obediência’ que o ‘sacrifício’. Ainda que a vida de Abraão se tenha prolongado por 60 anos depois deste acontecimento, os únicos incidentes que se acham pormenorizados são a morte de Sara, a compra da gruta de Macpela para sepultura (cap. 23), e o casamento de isaque com Rebeca (cap. 24). A morte de Sara foi em Quiriate-Arba, isto é, em Hebrom, devendo por isso voltar Abraão, de Berseba, à sua antiga casa. É realmente significativo (At 7.5) o fato de ter sido a herança de Abraão na terra da promessa apenas um túmulo (*veja Gn 60.18). Na bela história do casamento de isaque é deveras digno de nota o ter Abraão recusado a aliança do seu filho com as idólatras de Canaã. Finalmente menciona o livro de Gênesis o seu casamento com Quetura, e a sua morte na idade de 175 anos. o seu herdeiro isaque, bem como o exilado ismael, sepultaram-no ao lado de Sara na cova de Macpela. Abraão representa, no N.T., o verdadeiro ideal da religião, quer pela sua fé (Rm 4. 16 a 22), quer pelas suas obras (Tg 2.21 a 28). Jesus mesmo diz dele: ‘Vosso pai Abraão alegrou-se por ver o meu dia’ (Jo 8.56). S. Tiago (2.23) chama-lhe ‘o amigo de Deus’ (cp.com is 41.8 – 2 Cr 20. 7), designação que entre os árabes substituiu o seu próprio nome (Kalil Allah, ou simplesmente Kalil, o Amigo).


  1. Páginas:5

...........................
http://biblia.com.br/dicionario-biblic/





A Lei
Composta pelos livros de Gênesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio.
Os Profetas
Incluíam os livros de Isaías, Jeremias, Ezequiel, os Doze Profetas Menores, Josué, Juízes, 1 e 2 Samuel e 1 e 2 Reis.
As Escrituras
Reuniam o grande livro de poesia, os Salmos, além de Provérbios, Jó, Ester, Cantares de Salomão, Rute, Lamentações, Eclesiastes, Daniel, Esdras, Neemias e 1 e 2 Crônicas.

http://biblia.com.br/perguntas-biblicas/







O que a Bíblia diz sobre os filhos de Deus?


Quem são os filhos de Deus? O nascimento espiritual faz com que uma pessoa seja um filho de Deus. A Bíblia diz em João 1:12-13 “Mas, a todos quantos o receberam, aos que crêem no seu nome, deu-lhes o poder de se tornarem filhos de Deus; os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do varão, mas de Deus.”
Deus nos oferece a oportunidade de sermos Seus Filhos. A Bíblia diz em 1 João 3:1 “Vede que grande amor nos tem concedido o Pai: que fôssemos chamados filhos de Deus; e nós o somos. Por isso o mundo não nos conhece; porque não conheceu a ele.”
Os Cristãos são adotados e fazem parte da família de Deus. A Bíblia diz em Romanos 8:16 “O Espírito mesmo testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus.” Gálatas 4:4-5 “Mas, vindo a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido debaixo de lei, para resgatar os que estavam debaixo de lei, a fim de recebermos a adoção de filhos.”
Aprendamos com as crianças. A Bíblia diz em Lucas 18:16-17 “Jesus, porém, chamando-as para si, disse: Deixai vir a mim as crianças, e não as impeçais, porque de tais é o reino de Deus. Em verdade vos digo que, qualquer que não receber o reino de Deus como criança, de modo algum entrará nele.”
BibleInfo.com


Pr. Luís Gonçalves.


Gabarito Desafio Bíblico – Esposas na Bíblia


1. Que esposa morreu porque confirmou a mentira do marido?
R: Safira. Atos 5
2. Na Bíblia, algumas esposas tiveram dificuldade de ter filhos. Quem orou a Deus e como resultado teve filhos gêmeos que lutavam no seu ventre?
R: Rebeca – Gen 25:21
3. O pecado da poligamia começou faz muito tempo. Qual nome das duas mulheres de Lameque? {Dica: resposta num dos 4 primeiros capítulos de Gênesis}
R: Ada e Zila – Gen 4:23
4.Nome da jovem que venceu um concurso de beleza e se tornou rainha do maior império do seu tempo, o que possibilitou salvar seu povo?
R: Ester
5. Elas eram irmãs e por causa do engano do pai se tornaram esposa do mesmo homem. Qual o nome delas?
R: Raquel e Lia – Gen 29
6. Mesmo sem o esposo (ele morreu) ela preferiu continuar vivendo com a sogra.Quem foi?
{Dica: Deus a abençoou, ela se casou novamente e foi bisavó do rei Davi}
R: Rute – Rute
7. Quem escreveu: “Quem encontra uma esposa acha uma coisa boa; e alcança o favor do Senhor.”
R: Salomão – Prov 18:22
8. Apesar de Deus proibir que o rei tivesse muitas esposas (Deuteronomio 17:17), alguns desobedeceram. Sabe o nome do rei que teve mil mulheres?
R: Salomão – 1 Reis 11.
9. Em Efésios o Apóstolo Paulo recomenda que o marido ame sua esposa, assim como Cristo ama a ….
R: igreja – Efésios 5:25
10. Você sabe quem é a última esposa citada na Bíblia? No Apocalipse ela é chamada de “a esposa do cordeiro”.
R: A Nova Jerusalém – Apocalipse 21:9

,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,

Perdi um amigo



Ninguém se acostuma com a morte. Ela é traiçoeira. Covarde.
Perdi hoje um grande amigo e incentivador, desde antes de eu começar no rádio, em 1981. Oli Tossin, apelidado na época, carinhosamente, de “Tio do Bigode”. Um homem simples, de uma confiança irrestrita e exemplar ao Deus do céu. Cresci junto com seus filhos e acompanhei boa parte de sua dedicação à igreja local, sempre servindo como “diretor da Escola Sabatina”.
No primeiro sábado deste ano, em nossa igreja em Miraguaí-RS, lembro exatamente do momento em que nos abraçamos e desejei-lhe um ano de muitas bênçãos e muita saúde. Não imaginava que dois dias depois ele começaria uma batalha ingrata e dolorosa ocasionada por um AVC e uma série de cirurgias que culminou com uma infecção pulmonar, nesta semana.
Tio Oli agora dorme o sono da morte. Um sono sem sonhos. Que será breve para ele e para os demais que fizeram o devido preparo, em vida, para o encontro com o Senhor. Tão rápido quanto uma noite de sono reparador.  Até que, “… ressoada a trombeta de Deus, [Jesus] descerá dos céus, e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro” (I Tessalonicenses 4:16).
Sim, Oli Tossin acordará renovado, transformado e imortal. As últimas lágrimas – de alegria – serão enxugadas, pois “a morte já não existirá, já não haverá luto, nem pranto, nem dor, porque as primeiras coisas passaram” (Apocalipse 21:4). A garantia é dAquele que prometeu: “faço novas todas as coisas” (verso 5).
Aí, sim, poderemos dizer da traiçoeira e covarde: “Onde está, a morte, a tua vitória? Onde está, ó morte, o teu aguilhão?” (I Coríntios 15:55).
Que a certeza do regresso do Senhor conforte o coração dos familiares e amigos. “Bem-aventurados [felizes] os mortos que, desde agora, morrem no Senhor. Sim, diz o Espírito, para que descansem das suas fadigas, pois as suas obras os acompanham” (Apocalipse 14:13).

Fonte>         http://biblia.com.br/blog/2013/02/



Os  filhos  são  bênçãos  do  Senhor




Nenhum comentário:

Postar um comentário