sábado, 1 de dezembro de 2012

ANANIAS E SAFIRA

http://portalsementinhakids.com/desenhos-coloridos-para-historias-biblicas/


Ananias e Safira





A verdade Prevalece

Um homem chamado Ananias. Com sua esposa Safira, viviam, de maneira tranquila em sua casa. Eram muito pacatos e dedicados!



Era de costume, na igreja em que faziam parte (igreja primitiva), as pessoas trazerem suas ofertas e dízimos, como forma de agradecimento.



Algumas vezes, certamente, eles também trouxeram, e demostravam ter alegria em faze-lo.





Então resolveram vender uma propriedade, que com certeza lhes renderia um grande valor, considerando sua preciosidade. E foi o que ocorreu.




Diante daquela imensa quantidade de dinheiro, juntos se propuseram ofertar na Casa de Deus. Mas em comum acordo com sua mulher, eles retiveram parte da oferta, e assim levariam o restante e depositariam aos pés dos apóstolos.



E lá foi Ananias até onde estavam os apóstolos para ofertar a sua parte. Chegando diante de Pedro depositou aos seus pés, crente que tudo estava em oculto.






Mas Pedro, cheio do Espírito Santo, questiona o homem: - ‘Ananias porque mentiu a Deus ocultando, legalmente, parte da oferta? Porque permitiu que Satanás entrasse em seu coração?’



Logo após ouvir estas palavras e antes mesmo que Ananias pudesse responder, ele teve um mal súbito, caiu e morreu.



E alguns moços que ali estavam foram socorrê-lo, mas, considerando que estava morto, o cobriram e o levaram para ser sepultado. E todos que ali estavam e viram o ocorrido foram tomados de grande temor a Deus!




Três horas depois.... pela mesma porta de entrada, vem Safira - esposa de Ananias, sem ter conhecimento do ocorrido com seu marido.



Ela naturalmente entrega sua oferta. Pedro a questiona e solicita a confirmação exata sobre o valor de venda. Ela prontamente confirma que havia sido vendida pelo valor mencionado por ele. E é lógico que a oferta não condiz com o valor de venda.


Então Pedro diz: - “Safira, porque permitiste, em comum acordo com seu esposo, que Satanás enchesse seu coração e vieste até aqui mentir ao Espírito Santo? Olha aí está à porta os pés daqueles que sepultaram seu esposo... e agora será a sua vez”!


E logo após ouvir sua sentença, ela também caiu e morreu. Ao adentrarem os jovens a acharam morta e a conduziram a ser sepultada junto ao seu esposo.



E de todos os presentes, e aqueles que tomaram conhecimento, se apoderou um grande temor!

Conclusão

O pecado da avareza resultou em hipocrisia e mentira. O personagem, inimigo de Deus e dos que o seguem, propôs a eles o engano. Satanás sugeriu, Ananias e Safira, acolheram e colocaram em efeito o desígnio do adversário. A ofensa contra a igreja, habitada pelo Espírito Santo, é pecado. (Atos 9.5) Eles não foram coagidos a vender o imóvel, não eram também obrigados a ofertar. Mas queriam a honra de apresentar uma vasta oferta que não condizia ao valor vendido. A disciplina da igreja também depende de uma ação de Deus, assim como sua obra redentora e regeneradora; de cura e ressurreição; de amor e justiça. O temor é importante quando: 1) Afasta da igreja a hipocrisia e o pecado (Atos 5.13); 2) Aumenta a santidade e a sinceridade. (II Coríntios 7.11); 3) Cria um espírito humilde  e obediente (Atos2.42-43); 4) Confirma a presença real de Deus. A obediência a Deus evita a tentação. Aqui vemos o termo ‘Igreja’ como sendo um ajuntamento de crentes de um determinado local em prol de buscar a Deus sem distinção de raça; cor; dialeto; posição social, etc! 





Ananias e Safira

Tradução na Linguagem de Hoje

Atos - cap. 5

1 Mas um homem chamado Ananias, casado com uma mulher que se chamava Safira, vendeu um terreno

2 e só entregou uma parte do dinheiro aos apóstolos, ficando com o resto. E Safira sabia disso.

3 Então Pedro disse a Ananias: - Por que você deixou Satanás dominar o seu coração? Por que mentiu para o Espírito Santo? Por que você ficou com uma parte do dinheiro que recebeu pela venda daquele terreno?

4 Antes de você vendê-lo, ele era seu; e, depois de vender, o dinheiro também era seu. Então por que resolveu fazer isso? Você não mentiu para seres humanos - mentiu para Deus!

5 Assim que ouviu isso, Ananias caiu morto; e todos os que souberam do que havia acontecido ficaram com muito medo.

6 Então vieram alguns moços, cobriram o corpo de Ananias, levaram para fora e o sepultaram.
7 A mulher de Ananias chegou umas três horas depois, sem saber do que havia acontecido com o marido.

8 Aí Pedro perguntou a ela: - Me diga! Foi por este preço que você e o seu marido venderam o terreno? - Foi! - respondeu ela.

9 Então Pedro disse: - Por que você e o seu marido resolveram pôr à prova o Espírito do Senhor? Os moços que acabaram de sepultar o seu marido já estão lá na porta e agora vão levar você também.

10 No mesmo instante ela caiu morta aos pés de Pedro. Os moços entraram e, vendo que ela estava morta, levaram o corpo dela e o sepultaram ao lado do marido.

11 E toda a igreja e todos aqueles que souberam disso ficaram apavorados.







Nenhum comentário:

Postar um comentário