sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Nossa Senhora de Aparecida

http://www.bibliaonline.net/audio/?lang=pt-BR

Moisés, a Serpente de Metal no Deserto e a Idolatria

Moisés, a Serpente de Metal no Deserto e a Idolatria


Queridos leitores, tenho recebido aqui no Blog Universo Universal, muitas perguntas acerca da serpente de bronze que Moisés construiu no deserto por ordem de Deus. A dúvida é:
Por que Deus pediu para Moisés fazer uma serpente de metal, se Ele mesmo ordenou que imagem alguma fosse feita e levantada (Êxodo 20:4)?

Este episódio é usado por muitos que defendem suas práticas de idolatria, para justificar suas imagens de escultura, amuletos, cristais e deuses. Dedicam a eles as curas algo impossível que lhes aconteceram, dinheiro, sucesso dizem que foi por causa deles. A resposta é bem simples, quando Deus pediu que Moisés fizesse aquela serpente de metal era que o povo havia se corrompido, tinha feito rebelião contra Moisés, tinha se distanciado dos mandamentos, veio então as serpentes e começou a haverem baixas no povo de Israel. Aquela serpente servia como advertência, para que fosse curado e ao mesmo tempo não voltassem a praticar as mesmas obras de outrora, e como premio bastava olhar e eram salvo daquele veneno. Números (21;8-9).
A simbologia do Antigo Testamento
Como sabemos as simbologias do Antigo Testamento apontam para Jesus Cristo, desde a Arca da Aliança, as cores do Tabernáculo, e o cordeiro da Páscoa… tudo isso são simbolos que representam o Senhor Jesus Cristo.
Os símbolos e figuras são tipos por que têm um antítipo, ou seja, um cumprimento. Uma vez que o tipo se cumpra no seu antítipo, cessa a sua utilidade. Por exemplo, a serpente de bronze tem cumprimento como tipo no seu antítipo, ou seja, Jesus na cruz (Jo 3.14). Tudo no Tabernáculo é símbolo, e o antítipo é Cristo. Outro exemplo Cristo era o antítipo do cordeiro da Páscoa, porque o Cordeiro da Páscoa representava Cristo. E não era idolatria ao cordeiro estar representando Jesus, primeiro porque Deus tinha ordenado o tal ritual na Páscoa, segundo que o povo não estava com a Fé no animal em si, mas em Deus.
A serpente no Deserto também sibolizava Jesus. Vou explicar. Veja o que Jesus disse:
“Assim como Moisés levantou a serpente no deserto, da mesma forma importa que o Filho do homem seja levantado…” (João 3: 14)
Quanto à forma, Jesus haveria de ser levantado da terra dando da sua morte da mesma maneira que a serpente de metal foi erguida por Moisés no deserto.
Quanto à importância, a serpente de metal ‘trouxe’ vida àqueles que foram picados pelas serpentes (aos condenados à morte), e Cristo, trouxe vida ao mundo que “jaz”, ou seja, que está morto no pecado.
A passagem de Números 21: 4- 9 relata que o povo de Israel ficou impaciente enquanto caminhavam pelo deserto e passaram a maldizer: “Por que nos fizestes subir do Egito, para que morrêssemos neste deserto? Pois aqui nem pão nem água há; e a nossa alma tem fastio deste pão tão vil” (Números 21: 5).
Diante da murmuração (pecado), Deus enviou serpentes ardentes e estas mordiam o povo, e ao sentirem que estavam amaldiçoados, foram até Moisés e disseram: “Havemos pecado, porquanto temos falado contra o Senhor e contra ti” (arrependimento).
Então disse o Senhor a Moisés: “Faze uma serpente ardente, e põe na sobre uma haste, e será que viverá todo o mordido que olhar para ela”. Foi quando Moisés fez a serpente de metal, e colocou em uma haste, e “mordendo alguma serpente a alguém, olhava para a serpente de metal, e ficava vivo”.
a) a praga das serpentes foi conseqüência direta do pecado do povo;
  b)  a salvação para os picados pelas serpentes estava na palavra de Deus anunciada por Moisés;
c)  a serpente de metal foi erguida por ordem divina;
d)   bastava um olhar para que o favor de Deus fosse alcançado.
A palavra de Deus foi: “E será que viverá todo o mordido que olhar para ela”, e Moisés anunciou ao povo o que Deus disse. Observe a universalidade da mensagem (todo o mordido) e a necessidade dos ouvintes de Israel (não morrerá). Da mesma forma que os picados pelas serpentes estavam condenados à morte, toda a humanidade também está condenada à morte em Adão.
A mensagem, a que Moisés foi comissionado a transmitir, não excluía nenhum dos picados pelas serpentes. Todos sem exceção que olhassem para a serpente de metal haveriam de alcançar uma nova oportunidade de vida. A oferta de salvação a humanidade também não é diferente: todos, sem exceção, são alvos da graça de Deus.
Os ouvintes de Moisés necessitavam da cura e nada lhes foi exigido. Bastava um simples olhar em direção à serpente de metal e haveria de ter uma ‘nova’ vida. Esta mesma oferta é feita a humanidade: precisam olhar para quem prometeu a nova vida, pois a garantia de nova vida esta em quem é Fiel, se qualquer exigência ou obras a serem realizadas por parte dos agraciados.
Assim como o povo de Israel foi salvo da morte pela serpente, somos salvos da morte espiritual por Jesus Cristo. Jesus é o soro antiofídico que precisamos para sermos livres do veneno do pecado.
.
.
Estava tudo bem, até chegar a Idolatria…
Uma coisa é Deus mandar fazer uma “imagem”, e outra é fazer sem autorização de Deus e ainda adorá-la, fazerem nações interias, prostrarem, adorarem, carregarem em seus ombros em procissões.
Você já ouviu falar da imagem Neustã? Pois bem falarei quem foi, Neustã. Foi um ídolo de metal colocado em uma haste, e o povo de Israel se corrompeu e queimou incenso e prestou culto a esta imagem, mas observe um detalhe sabe quem ordenou que ela fosse feita? Deus! – Mas, espera aí irmão- pergunta você – como Deus faria isto? Sabia! muitos foram os curados quando parava na frente de Neustã. Que complicação não é mesmo? Mas não há nada de complicado pois continuo falando da mesma serpente, aquela que foi levantada por Moisés. Mas foi preciso o Rei Ezequias destruí-la do meio do povo, pois eles estavam queimando incenso, e desviando toda adoração que era de Deus e depositando naquela serpente. (2 Reis 18:4) – O Rei Ezequias tirou os altos, quebrou as estátuas, deitou abaixo os bosques, e fez em pedaços a serpente de metal que Moisés fizera; porquanto até àquele dia os filhos de Israel lhe queimavam incenso, e lhe chamaram Neustã.
Porque Deus mandou Moisés fazer? E agora o Rei Ezequias usado por Deus, quebra fazendo em pedacinhos? Como falei Deus permitiu como advertência, não como adoração, na realidade quem realizava o milagre não era a serpente Neustã e sim o próprio Deus que funcionava como soro antiofílico, neutralizando o veneno dos que eram picados pelas serpentes.
Este é o perigo das imagens, amuletos, cristais pois eles em si nada podem fazer são obras feitas por mão humanas, não podemos tê-los para não desviar a nossa confiança em nosso Deus. E o povo de Israel guardava aquela serpente como amuleto e transformaram em um ídolo. Nada pode desviar a nossa adoração ao Senhor Jesus, mas observe um detalhe, idólatra não é apenas aquele que se prostra diante a uma imagem e presta culto a ela. Idólatria é toda devoção em outras atividades ou objetos que desviam a sua atenção de Deus. Fazendo você esquecer de coloca-Lo em primeiro lugar em sua vida.
O que tem roubado o seu tempo de devoção ao seu Deus? Tem sido o seu trabalho, como Neustã? Seu carro? A televisão? O dinheiro?
Não é pecado ter carro importado, um bom emprego, televisor, dinheiro, o problema é a devoção a primazia que tem que ser de Deus ou seja Ele tem que estar em primeiro lugar em nossas vidas, em nossa mente. Quando colocamos Ele sobre todas as coisas, o nosso carro, o nosso trabalho, as demais coisas viram benção em nossa vida.
Que Deus possa ter o primeiro lugar na sua vida, sendo o Senhor de todas as coisas.
“Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.” (Mateus 6:33)

3 Respostas para “Moisés, a Serpente de Metal no Deserto e a Idolatria”



Fonte: universouniversal.wordpress.com

http://universouniversal.files.wordpress.com/2012/11/nos-passos-de-jesus.jpg

“Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei.”              (Mateus 11.28)


IDOLATRIA, O QUE VOCE DEVE SABER SOBRE IMAGENS DE ESCULTURAS


Que aproveitará a imagem de escultura, que esculpiu o seu artífice? A imagem de fundição, que ensina a mentira, para que o artífice  confie na obra, fazendo ídolos mudos? Ai daquele que diz ao pau: Acorda! e à pedra muda: desperta! pode isto ensinar? Eis que está coberto de ouro e de prata, mas no meio dele não há espírito algum.
( Habacuc cap 2 ver 18 e 19 ) 
Carregar as imagens de esculturas o que a bíblia diz? 
(…) Esses que carregam suas imagens de madeira são ignorantes: dirigem suas preces a um deus que não é capaz de salvar.
( Isaías cap 45 ver 20 )
 Uma imagem de escultura têm poder pra ajudar alguém?
(…) Pois cortam do bosque um madeiro obra das mãos do artífice, com machado. Com prata e com ouro o enfeitam, com pregos e com martelos o firmam para que não se mova. (…) Mas não podem falar; necessitam de quem os leve porquanto não podem andar. Não tenhais receio deles, pois não podem fazer mal, nem tampouco têm poder de fazer o bem. Todo o homem se embruteceu e não tem ciência; envergonha- se todo o fundidor da sua imagem de escultura; porque a sua imagem fundida mentira é, e não há espírito nelas.
( Jeremias cap 10 ver 3 ao 5 e 14 ) 
O que Deus fala das imagens de esculturas?
Eu sou o Senhor: este é o meu nome. a minha  glória pois a outrem não darei, nem o meu louvor às imagens de escultura.
( Isaías cap 42 ver 8 )

Quais são as qualidades de uma imagem? 
Os ídolos deles são de prata e ouro, obras de mãos humanas: Têm boca mais não falam, têm olhos e não vêem; têm ouvidos e não ouvem, têm nariz e não cheiram; têm mãos e não a tocam; têm pés e não andam, sua garganta não tem voz. Aqueles que os fazem ficam como eles, todos aqueles que neles confiam!
( Salmos 115. 4 ao 8 ) 
A bíblia fala se é bom ter imagens e adorar as mesmas?     
Maldito seja quem faz um ídolo esculpido ou derretido, abominação para o Senhor, obra de artesão, e o guardar em um lugar escondido, e todo o povo responderá amém.
( Deuteronômio cap 27 ver 15 )
Não faça para você ídolos, nenhuma representação daquilo que existe no céu e na terra, ou nas água que estão debaixo da terra.
( Êxodo cap 20 ver 4 )

Os idólatra terão parte do reino de Deus?
Não sabeis que os injustos não hão de herdar o reino de Deus ? Não erreis: nem os devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem
os sodomitas, nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbados,nem os maldizentes, nem os roubadores herdarão o reino de Deus.
( I Aos Coríntios cap 6 ver 9 e 10 )
Mas, quanto aos tímidos e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos fornicários, e aos feiticeiros, e aos idólatras e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre; o que é a segunda morte.
( Apocalipse cap 21 ver 8 )
Ficarão de fora os cães e os feiticeiros, e os que se prostituem, e os homicidas, e os idólatras, e qualquer
que ama comete a mentira.
(Apocalipse cap20ver15) 
Como é feito uma imagem e ela pode me salvar?     
Todos os artífices de imagens de escultura são vaidade, e as suas coisas mais desejáveis são de nenhum préstimo; e suas mesmas testemunhas nada vêem nem entendem, para que eles sejam confundidos. Quem forma um deus, e funde uma imagem de escultura, que é de nenhum préstimo? Eis que todos os seus seguidores ficarão confundidos (…) O ferreiro faz o machado, e trabalha nas brasas, e o forma com martelos, e o lavra com a força do seu braço; ele tem fome, e a sua força falta, e não bebe água, e desfalece. O carpinteiro estende a régua, emprega a almagra, aplaina com o cepilho, e marca com compasso; a faz o seu deus à semelhança dum homem, segundo a forma dum homem, para ficar em casa. Então do resto faz um deus, uma imagem de escultura; e joelha-se diante dela, e se inclina, e ora-lhe, e diz: Livra-me, portanto tu és o meu deus. Nada sabem, nem entendem; porque se lhe untaram os olhos, para que não vejam, e os seus corações, para não entendam. (..) o seu coração enganado o desviou; de maneira que não pode livrar a sua alma, nem dizer: Não há uma mentira na minha mão direita?
( Isaías cap 44 ver 9 ao 13, 17, 18 e 20 )
Alguma pessoa pode ser adora? 
Em listra havia um homem paralitico das pernas; era coxo de nascença e nunca tinha conseguido andar. Ele escutava o discurso de Paulo. E este, fixando nele o olhar o notando que tinha fé para ser curado, disse em alta voz: Levanta-se direito sobre os seus pés. O homem deu um salto e começou a andar. Vendo o que Paulo acabara de fazer, a multidão exclamou em dialeto licaônico: Os deuses desceram entre nós  em forma humana! Homens, o que vocês estão fazendo? Nós também somos homens mortais como vocês. Estamos anunciando que vocês precisam deixar esses ídolos vazios e se converter ao Deus vivo, que fez o céu, e a terra, o mar e tudo que nele existe.
( Atos cap 14 ver 8 ao 11 e 15 )

Mas o que realmente acontece?    
Trocando o glória do Deus imortal por estátuas de homem mortal, de pássaros, animais e répteis. Eles trocaram a verdade de Deus pela mentira, e adoraram e serviram à criatura em lugar do Criador, que é bendito para todo sempre.
( Romanos cap 1 ver 23 e 25 )

Quem é o mediador entre Deus e os homens?
 Ele quer que todos os homens sejam salvos e cheguem ao conhecimento da verdade. Pois há um só Deus e um só mediador entre Deus e os homens
 Jesus Cristo, homem, que se entregou para resgatar a todos (…)  
( I A Timóteo cap 2 ver 4 e 5 )

Apocalipse cap 18 ver 4 *
* Aos Romanos cap 1 ver 23 e 25 *
* Ezequiel cap 14 ver 6 *
* Habacuc cap 2 ver 18 e 19 *
 * Jeremias cap 10 ver 3 ao 5 e 14 *
* Isaias cap 44 ver 9 ao 13 e 17, 18 e 20 *
* Êxodo cap 23 ver 24 e 25 *
* Jeremias cap 51 ver 6, 45 e 47 *
* Apocalipse cap 2 ver 20 e 21 *
* Apocalipse cap 13 ver 8 e 9 *
* Atos cap 14 ver 8 ao 11 e 15 *
* Ezequiel cap 16 ver 17 ao 23 *
* Isaías cap 46 ver 5 ao 7 *
* Lucas cap 11ver 27 e 28 *
* Apocalipse cap 22 ver 15 *
 * João cap 2 ver 3 ao 5 * 
* Apocalipse cap 13 ver 6, 8, 14 ao 18 *
* Êxodo cap 34 ver 13, 14 e 17 *
* Deuteronômio cap 27 ver 15 *
* Salmos 115. 4 ao 8 e17 *
* Isaias cap 45 ver 20 e 22 *
* Apocalipse cap 20 ver 15 *
* I A Timóteo cap 2 ver 4 e 5 *
* João cap 15 ver 22         
Linguagem de Hoje

João

15.22   Elas não teriam nenhum pecado se eu não tivesse vindo e falado a elas. Mas agora essas pessoas não têm desculpa para o seu pecado.


Linguagem de Hoje

Isaías

45.20   O SENHOR Deus diz: “Venham e ajuntem-se, todos os povos que escaparam com vida, e apresentem-se no tribunal. Não sabem nada as pessoas que oram a deuses que não podem salvá-las, pessoas que fazem procissões, carregando as suas imagens de madeira.

45.21   Falem logo e apresentem as suas razões; consultem uns aos outros, se quiserem. Quem foi que anunciou há muito tempo as coisas que iam acontecer? Não fui eu mesmo, o SENHOR? Pois não há outro deus além de mim; eu sou o único Deus, o Deus fiel que salva o seu povo.

45.22   “Povos do mundo inteiro, voltem para mim, e eu os salvarei, pois eu sou Deus, e não há nenhum outro.

www.sbb.org.br      <  Bíblia 

Origamis



...........................
Dicionário Bíblico
durval>  Aquele que veio de Orval

http://universouniversal.files.wordpress.com/2012/08/sangue-de-jesus-cristo.jpg


“Porque isto é o meu sangue; o sangue do novo testamento, que é derramado por muitos, para remissão dos pecados.” (Mateus 26:28)



Nenhum comentário:

Postar um comentário